Escola: Pesquisei muito sobre as escolas de inglês em Dublin, e divido-as em três categorias: As top's, as medianas e as não regulamentadas. As top's, obviamente tem um preço bem elevado, em contrapartida oferecem muito em qualidade, estrutura e localização, pelo que vi, existem bem poucas escolas nessa categoria. As medianas, uma vasta lista de escolas nessa categoria, pouca diferença entre elas: se tem boa estrutura, não tem boa localização ou poucos profissionais e vice-versa, entre outras diferenças. Porém, todas essas estão na lista da Acels (http://www.acels.ie/ que é a secretária de educação da Irlanda, no site é possível acessar a lista das escolas cadastradas), e acredito que com esforço e vontade, cumpra o objetivo: ensinam inglês. E as não regulamentadas, que, embora ofereçam os cursos,obviamente não são regulamentadas pelo já citado Acels.
Optei pela Success College (http://www.successcollege.ie/), que se enquadra nas "medianas". Me pareceu a melhor entre elas: não fica exatamente no centro da cidade, mas em um bairro ao lado do centro, uma estrutura bacana. Muitos brasileiros nas salas, o que pode atrapalhar no aprendizado de quem não se empenhar obviamente. Fechei o pacote de 1 ano (6 meses de aula + 6 meses de férias, na prática: 6 meses de aulas podendo trabalhar Part-time, até 20 horas por semana + 6 meses pra por em prática o que aprendi nos 6 primeiros, podendo trabalhar full-time, até 40 horas por semana). Fechei o pacote através da Mango Intercâmbios (http://www.mangointercambios.com.br/) com a Poliana e Pamela, muito simpáticas, ótimo atendimento e prontidão nas dúvidas. 1 ano de curso + seguro obrigatório + 1 semana de alojamento = R$4098,00.
Passaporte: Chegou o dia para levar os documentos ao Departamento da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/), no meu caso em Campinas. Como sai de outra cidade, e não conheço muito bem Cps, cheguei lá (DPF) às 10h, bem antes do agendamento às 10:45h. Eles estavam atrasados e tive que esperar até as 11:45. Minha vez: Entra, senta, o cara confere os dados que você enviou pela internet, confere o pagamento da GRU e então carimba todos os seus dedos para tirar as digitais digitalmente, sim, digitalmente, nada de almofadinha de carimbo. Assina a prancheta digital e, não podia ser diferente, tira uma foto... digital. Depois de uns 5 minutos fazendo "tudo" isso, o protocolo de entrega é gerado e dentro de 7 dias já pode fazer a retirada do seu passaporte.
Obs.: O atraso que ocorreu no dia da entrega dos documentos, pelo que percebi, não acontece sempre, por isso procure chegar no horário marcado mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário