domingo, 20 de dezembro de 2009

Cash

Não pode esquecer de levar dinheiro pra se virar até conseguir um emprego pra se manter por lá. Não leve seus "reais" já que eles realmente não vão valer nada lá, vá até uma casa câmbio mais próxima e compre alguns(o quanto puder) euros(se for pra Europa, claro). Em Araras, a Lastro faz esse serviço, e eu já passei por lá pra comprar uns trocados de euros e aproveitei pra fazer o cartão VTM(Visa Travel Money), que funciona como um cartão pré-pago, e se você ficar no aperto onde estiver, e sua família puder mandar uma grana pra te manter durante mais um tempo é muito mais prático que mandar por algum banco. Há também um grande desfalque nessa troca, paguei R$2,69 por euro + taxa de IOF (-0,38%). Ex.: Pra se comprar є1000 você vai precisar ter R$2700,22 = 1000*2,69+0,38%. Então se prepare e fique ligado no mercado de câmbio para aproveitar uma boa cotação.

Cartão VTM (Libra-Verde, Dollar-Vermelho e Euro-Azul)

Pra se conseguir o visto na Irlanda você precisa comprovar que tem pelo menos є1000, que você terá que depositar em uma conta a ser aberta lá, essa quantia ficará bloqueada por aproximadamente uns 10 dias, então não conte com essa grana nos primeiros dias e leve o suficiente pra se virar, e quando falo se virar isso incluiu moradia, que, com o sistema de depósito pra alugar uma casa, esteja bem previnido, o primeiro aluguel pode sair por uns є400~є500. Não é tão difícil fazer as contas de quanto se levar mais ou menos, não?



O dia tá chegando, e o frio na barriga aperta mesmo. Não que minha ficha ainda não tenha caído, mas a impressão/sensação que tenho é que dia 12 próximo eu vou arrumar as malas, entrar no carro e ir pro Aeroporto de Guarulhos pra levar alguém, mas parece que esse alguém não sou eu. Posso dizer que é uma grande confusão de sentimentos (e acho que eu já falei isso), felicidade, tristeza, vontade de ir... ...de ficar, saudades, mais vontades. É, vamos ver como vai ser tudo isso né.

"Aeroporto Internacional de Guarulhos", aí vou eu.

P.S.: Já começou a nevar em alguns países da Europa, incluindo Irlanda. Uhullll

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cartas de alforria

Pra quem está em Dublin, muito se fala da "carta de alforria", que é a carta dada pela escola na 25ª semana de aula, as cartas das férias. Já pra quem vai, talvez a carta de alforria seja outra: as cartas de matrícula da escola, alojamento, seguro e as passagens.

Depois de 20 dias "viajando", finalmente as minhas chegaram. Ver algo concreto é muito gratificante, saber que algo que você quer está mesmo se realizando, é muito phoda. Por outro lado, a saudade já começa a bater, com a mesma intensidade que fiquei feliz, senti um forte aperto no peito. Parece que foi ontem: "Já sei, vou pra Dublin!", ainda me lembro: "nossa, ainda falta mais de 100 dias", bem diferente da realidade de hoje: ":o 42 dias". Quando me perguntavam quando ia a resposta era bem tranquila :"SÓ começo do ano que vem" bem chateado por faltar muito tempo ainda, agora: ":o mês que vem JÂ", como assim mês que vem?? ta aí já...É, parece que passou um pouco mais rápido do que imaginava.

A ansiedade continua, mas já com gostinho de frio na barriga, aperto no peito. Tudo já começa a ter gosto de despedida: um aperto de mão, um abraço amigo, é impossível não remeter como se fosse o último. Passo a curtir tudo como se realmente fosse a última vez que faço por aqui, aproveito melhor os amigos, me aproximo da família, considero que tudo vai acabar agora e aproveito mesmo.

Ps.: (Já com cara de despedida)A todos os amigos de velhos tempos que REALMENTE me ajudaram muito em uma fase que considero a mais difícil até agora pra mim. A todos os amigos dos novos tempos que estiveram do meu lado e me seguraram pra ficar de pé quando achava mesmo que não conseguiria. A todos que me apoiam nesse intercâmbio e a todos que não me apoiam e torcem contra, a esses principalmente (adoro desafios) são a maior fonte de coragem. A todos, do fundo do coração, muito obrigado, desejo a todos, que consigam em dobro o que desejam pra mim, sucesso e felicidades, todos merecemos. Um forte abraço.

Ps².: Não é o último post antes de viajar, mas, não me conti. Mas 2 ainda viram, um da festa de "bota fora", não pode faltar mesmo, e mais um no dia do embarque.

Ps³.: Quer acompanhar de perto e saber os detalhes e sentir as emoções? Seja meu amigo(a), e viva.